Aos fãs de videogames que aguardam ansiosos os lançamentos de novos títulos, a Sony apresentou novidades que prometem agitar o mercado. Em uma jogada estratégica para ampliar o alcance de suas franquias, a gigante japonesa confirmou que irá lançar seus jogos como serviço (GAAS – Games as a Service) simultaneamente para PC e consoles, uma notícia que anima particularmente os jogadores de PC.
Essa determinação foi revelada durante o último encontro com os acionistas da companhia, quando Hermen Hulst, CEO da divisão de estúdios da PlayStation, discutiu a relação entre as vendas para as plataformas e a visão de negócios da empresa.
Enquanto games como o aclamado Ghost of Tsushima chegam primeiro aos consoles da marca e somente mais tarde ao PC, Helldivers 2 já exemplifica essa nova política da Sony, que busca uma abordagem dupla em seu modelo de distribuição. Jogos que seguem o modelo de serviços, focados na geração de receita contínua e em atualizações regulares, entrarão no mercado sem discriminação de plataforma.
Por outro lado, a estratégia para os títulos single-player e centrados em narrativas será diferente. Em vez de serem lançados de forma simultânea, esses jogos ajudarão a fomentar a aquisição de novas bases de usuários para os consoles da marca, explorando o poder das franquias para atrair e reter jogadores.
A Sony também revelou a distribuição de responsabilidades entre seus estúdios: enquanto grandes nomes como Santa Monica, Sucker Punch e Naughty Dog seguem concentrados em jogos de narrativa singular, estúdios como a Bungie, Firewalk e Haven especializar-se-ão em GAAS. Outros, a exemplo de Guerrilla, Media Molecule e Bend Studio, explorarão múltiplos gêneros em suas criações.
De acordo com as declarações de Hulst, a ideia é que a presença multiplataforma permita à Sony contínuos investimentos em desenvolvimento e aprimoramento de suas franquias consolidadas e emergentes.
Através dessa direção estratégica, a Sony espera não apenas atingir públicos diferentes, mas também convidar jogadores de outras plataformas a se juntarem ao ecossistema do PlayStation, solidificando, assim, sua posição no mercado.
A confirmação desse plano da Sony indica que, por enquanto, a empresa pretende manter a estratégéia que vem sendo executada nos últimos anos, sem grandes alterações que poderiam afetar a dinâmica de lançamento de jogos conhecida pelos jogadores.
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