domingo, junho 30, 2024
HomeGamesXbox Keystone: O Console de Cloud Gaming da Microsoft Que Nunca Viu...

Xbox Keystone: O Console de Cloud Gaming da Microsoft Que Nunca Viu a Luz do Dia

A Microsoft esteve prestes a expandir sua linha de consoles com um dispositivo inovador chamado Xbox Keystone. Em 2022, rumores sobre esse terceiro membro da família Xbox, projetado para ser um console dedicado ao cloud gaming, animaram o público. Entretanto, o projeto nunca foi oficialmente lançado, e agora sabemos o motivo.

O Xbox Keystone representaria um avanço significativo na estratégia de jogos em nuvem da Microsoft, uma vez que deveria operar exclusivamente via Game Pass. Projetado para ser um Dongle HDMI, o dispositivo era basicamente livre de hardware e focado em streaming de jogos.

Phil Spencer, o principal executivo da divisão Xbox, em outubro de 2022, decidiu anunciar o cancelamento do projeto. A Microsoft escolheu outro caminho: integrar o aplicativo Xbox Cloud Hub diretamente nas TVs de seus principais parceiros, como a Samsung, eliminando a necessidade de qualquer hardware extra além do controle para jogar.

As patentes oficiais do Xbox Keystone, que recentemente vieram à tona, oferecem uma visão do que poderia ter sido o pioneiro console em nuvem da Microsoft. Os documentos incluem esboços detalhados revelando um design em harmonia com a estética da série Xbox, mas consideravelmente menor e mais simples.

O dispositivo apresentaria uma seleção básica de portas, incluindo HDMI, energia e Ethernet, para permitir jogos também por meio de uma conexão com fio. Detalhes como USBs extras ou slot para expansão de memória inexistiam, já que o Keystone não suportaria a instalação de jogos localmente, talvez apenas aplicativos de streaming de vídeo.

O cancelamento do Keystone foi atribuído à dificuldade de atingir um ponto de equilíbrio entre custo de produção e preço de venda. A Microsoft não encontrou uma maneira de comercializar o Keystone pelo preço projetado de 99 a 129 dólares, incluindo um controle do Xbox no pacote. Aumentar o preço poderia tornar o produto dispensável, pois competiria diretamente com o Xbox Series S, e até mesmo o antigo Xbox One S surgiria como uma alternativa superior.

Embora o Keystone nunca possa chegar às lojas, essa abordagem de baixo custo e foco exclusivo em jogos em nuvem está gerando discussões. Será que a Microsoft retomará essa ideia no futuro ou buscará novos meios para abraçar o potencial do cloud gaming? Apenas o tempo dirá.

Para mais novidades e informações sobre o mundo da tecnologia e dos jogos, fique de olho no TecMania.

Alan
Alanhttps://tecmania.com.br
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.
Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes