sábado, maio 18, 2024
HomeNotíciasA Huawei estava financiando discretamente uma pesquisa nos EUA por meio de...

A Huawei estava financiando discretamente uma pesquisa nos EUA por meio de uma fundação independente com sede em Washington, apesar da proibição de exportação em vigor

Neste ponto, a Huawei provavelmente está brincando com a administração Biden porque, além de apresentar seu novo Kirin 9010, que alimenta a mais recente série carro-chefe Pura 70, descobriu-se recentemente que a empresa financia secretamente várias universidades, incluindo Harvard. Quanto à forma como o dinheiro foi transferido para estas organizações, a Huawei teria contratado os serviços de uma fundação independente com sede em Washington e formou uma aliança para organizar um concurso para cientistas.

A Huawei também tem recompensado milhões de dólares desde 2022, com alguns dos principais cientistas dos EUA impedidos de trabalhar com a empresa

A proibição de exportação pouco fez para impedir as atividades da Huawei nos EUA, com a Bloomberg a reportar que a empresa chinesa atraiu inúmeras propostas de cientistas. O nome da fundação responsável pela distribuição dos fundos é Optica, com um porta-voz da Huawei afirmando que o concurso conjunto foi criado para apoiar a investigação global e promover a promoção académica. A CEO da Optica, Liz Rogan, ficou do lado da Huawei nesta ocasião, dizendo que não há nada de incomum nesta prática.

Ela mencionou ainda que toda a diretoria da Optica estava ciente do envolvimento da Huawei e que todos concordaram com esta parceria. Conforme relatado pelo Engadget, Kevin Wolf, sócio do escritório de advocacia empresarial Akin, acredita que o financiamento contínuo da Huawei poderá resultar em inovações que darão à empresa e à China uma vantagem sobre os Estados Unidos. James Mulvenon, um empreiteiro de defesa que trabalhou em questões de segurança de investigação, acredita que é uma má imagem uma empresa de investigação tão prestigiada aceitar dinheiro de uma organização que levantou múltiplas preocupações de segurança nacional para o governo.

A Huawei aproveitou com sucesso uma lacuna na proibição de exportação, onde os fundos recebidos para fins de investigação a publicar não foram incluídos nas letras miúdas das restrições comerciais. Também é estranho que a Optica e o seu conselho estivessem cientes do envolvimento da Huawei, mas o primeiro não deu a entender que era a empresa que fornecia o milhão de dólares em prémios anuais aos cientistas. Algumas das principais mentes universitárias foram proibidas de trabalhar com a Huawei, mas o relatório não menciona se os EUA tomarão medidas contra a Optica.

Fonte de notícias: Bloomberg

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes