sábado, abril 27, 2024
HomeNotíciasAnatel e a nova Política Nacional de Cibersegurança: Um papel central na...

Anatel e a nova Política Nacional de Cibersegurança: Um papel central na segurança digital do Brasil

A recente publicação do decreto que institui a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber) e o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber) representa um marco importante na segurança cibernética do Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desempenha um papel vital nesta nova política, sendo uma das entidades integrantes do CNCiber.

O CNCiber tem a responsabilidade de acompanhar a implementação e a evolução da PNCiber, além de atualizar a Estratégia Nacional de Cibersegurança e o Plano Nacional de Cibersegurança. O Comitê é composto por representantes de diversos órgãos e entidades, incluindo a Anatel, o Banco Central, o CGI.br, além de membros da sociedade civil, comunidade científica e do setor empresarial.

A inclusão da Anatel no Comitê é um reconhecimento de seu papel fundamental no ecossistema digital e no ciberespaço. A agência contribuirá para o Comitê com questões de telecomunicações transversais, abordando tópicos como Internet das Coisas, 5G, 6G, Metaverso, Inteligência Artificial, cidades inteligentes, carros autônomos, indústria 4.0 e agrotech.

A PNCiber busca não apenas garantir a segurança cibernética no país, mas também promover o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias nacionais voltados para essa área. Com a presença da Anatel no CNCiber, espera-se um aumento na resiliência nacional, desenvolvendo a consciência, a cultura, o investimento e as boas práticas em segurança cibernética.

Essa nova política e a participação da Anatel refletem o comprometimento do Brasil com o fortalecimento da segurança digital e o desenvolvimento de uma infraestrutura robusta e resiliente frente aos desafios do ciberespaço.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes