quinta-feira, maio 2, 2024
HomeNotíciasApple retira WhatsApp e Threads da App Store da China depois que...

Apple retira WhatsApp e Threads da App Store da China depois que autoridades do governo afirmam que eles representam um risco à segurança nacional

A Apple foi em frente e removeu o WhatsApp e o Threads, ambos de propriedade da Meta, da App Store da China depois que funcionários do governo expressaram suas preocupações sobre os aplicativos que apresentavam algum tipo de preocupação com a segurança nacional. Esta não é a primeira vez que a gigante de Cupertino é forçada a remover aplicativos de sua plataforma, mas é a primeira vez que dois aplicativos altamente populares foram retirados da lista em muito tempo. Nos últimos quatro anos, a Apple removeu aproximadamente 100 aplicativos clones do ChatGPT, junto com inúmeros aplicativos de jogos que chegam aos milhares.

O pessoal de segurança cibernética acredita que o WhatsApp e o Threads na App Store da China representam uma preocupação de segurança nacional

O governo chinês tem removido ativamente aplicativos da App Store da Apple, com o The Wall Street Journal relatando que o WhatsApp e o Threads são as vítimas mais recentes, já que as autoridades expressaram suas preocupações sobre uma questão de segurança não revelada. O AppleInsider relata que a China deseja ter controle inflexível sobre as informações disponíveis aos seus cidadãos, por isso traz qualquer mudança se quiser censurar ou limitar a disseminação rápida de informações indesejadas usando múltiplas tecnologias.

Quanto à Apple, a empresa tem poucas opções no assunto, pois deve obedecer às leis locais, mesmo que elas vão contra suas crenças. A empresa sediada na Califórnia não pode retirar a sua presença da região porque a China é o maior mercado mundial de smartphones em volume. Todo o número de remessas de iPhones da Apple poderia ser prejudicado se ela decidisse deixar o país e, se essa não fosse a maior preocupação da empresa, os problemas da cadeia de suprimentos certamente a assombrariam.

A maioria dos fornecedores da Apple, incluindo a Foxconn, estão sediados na China, e a Apple poderá perder estes recursos valiosos se for forçada a sair deste mercado. O titã da tecnologia tentou diversificar a sua cadeia de abastecimento através da criação de fábricas no estrangeiro, mas levará anos até que essas instalações operem com a mesma capacidade das que estão estacionadas na China. Antes de o WhatsApp e o Threads serem bloqueados na China, o Facebook enfrentou uma proibição em 2009, totalizando três aplicativos de propriedade da Meta proibidos de serem usados ​​no país.

O que piora a situação é que, como esses aplicativos não estão mais disponíveis para download na plataforma da Apple, não há uma maneira fácil de acessá-los se você quiser usar especificamente o WhatsApp e o Threads.

Fonte de notícias: Wall Street Journal

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes