segunda-feira, maio 20, 2024
HomeGamesCompra da Activision Blizzard pela Microsoft é Vista como Fator Primordial no...

Compra da Activision Blizzard pela Microsoft é Vista como Fator Primordial no Fechamento de Estúdios

A recente decisão da Microsoft em fechar alguns dos seus estúdios de desenvolvimento de jogos menores, como a Tango Gameworks e a Arkane Austin, surpreendeu muitos no ramo, especialmente os próprios funcionários que foram pegos desavisados. Em busca de razões para esses fechamentos inesperados, o ex-Gerente de Relações Públicas Senior da Microsoft, Brad Hilderbrand, apontou diretamente para a aquisição da Activision Blizzard como um dos principais motivos.

Em declarações recentes, Brad Hilderbrand atribuiu parte da culpa ao Xbox Game Pass e à estratégica aquisição da gigante Activision Blizzard por aproximadamente 70 bilhões de dólares. De acordo com ele, essa mega aquisição colocou a divisão Xbox sob os holofotes financeiros da Microsoft, aumentando a pressão para que a área se tornasse mais rentável e justificasse o enorme investimento.

O sucesso inicial do Game Pass, que oferece um catálogo vasto de jogos por uma assinatura mensal, acabou tendo um efeito colateral inesperado, pois reduziu significativamente as vendas dos jogos lançados. Hilderbrand esclareceu que inicialmente, este não era um grande problema, já que o serviço estava em fase de crescimento e a empresa estava mais disposta a absorver os custos.

Porém, com a estagnação do crescimento do Game Pass e a necessidade de compensar o gasto com a Activision Blizzard, a situação mudou. O resultado é que jogos com performances de vendas abaixo do esperado acabaram levando a decisões mais agressivas na gestão de custos, como o fechamento de estúdios menos lucrativos.

Ainda segundo o ex-chefe, a Microsoft pondera o futuro e o modelo de negócios do Game Pass, tendo em vista que jogos aguardados como Starfield não geraram o impacto desejado e há dúvidas sobre se certos títulos, como Call of Duty, devem ser incluídos no serviço e potencialmente sacrificar vendas diretas.

Brad ressaltou que, apesar das mudanças e do aumento de escrutínio, os títulos de grande sucesso estão garantidos. No entanto, estúdios focados em projetos menores, como antes mencionado a Tango Gameworks, agora passam a ser considerados menos atraentes para a gigante Microsoft em sua nova fase mais focada no retorno financeiro.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes