segunda-feira, maio 13, 2024
HomeNotíciasHá rumores de que Dimensity 9400 da MediaTek apresenta a nova arquitetura...

Há rumores de que Dimensity 9400 da MediaTek apresenta a nova arquitetura de CPU da ARM, codinome ‘BlackHawk’, IPC mais alto que A17 Pro e Qualcomm Oyron

O Dimensity 9400 está programado para ser anunciado ainda este ano, e uma das diferenças mais significativas entre ele e chipsets como o Snapdragon 8 Gen 4 e A17 Pro é que a MediaTek não dependerá de núcleos personalizados para seu próximo SoC. Em vez disso, serão utilizados os designs atuais de CPU da ARM, o que pode dar a impressão de que o Dimensity 9400 está em clara desvantagem. No entanto, um informante afirma que MediaTek e ARM estão colaborando para usar a arquitetura ‘BlackHawk’ deste último no próximo silício, potencialmente oferecendo melhor desempenho de instruções por relógio (IPC) do que os chips concorrentes da geração atual.

O Dimensity 9400 pode apresentar uma versão otimizada do Cortex-X5 da ARM para oferecer desempenho de núcleo único incomparável

Há rumores de que, assim como o Dimensity 9300, o Dimensity 9400 da MediaTek não terá núcleos de eficiência, o que lhe dará uma vantagem em cargas de trabalho multithread. No entanto, com a adição do Cortex-X5, que usa a nova arquitetura BlackHawk da ARM, o informante do Weibo Digital Chat Station afirma que os testes internos são promissores. Embora o vazador não compartilhe métricas de desempenho, ele menciona que o IPC é superior ao A17 Pro da Apple e ao Qualcomm Nuvia, sendo o último provavelmente o Snapdragon 8 Gen 4.

Diz-se que o Dimensity 9400 apresenta o maior tamanho de matriz para um smartphone, medindo 150 mm² e contendo 30 bilhões de transistores. Essa vantagem de tamanho poderia dar à MediaTek bastante espaço para incorporar um cache maior e outras melhorias, colocando o SoC uma liga acima de sua concorrência. No entanto, um boato estava circulando anteriormente, alegando que o Cortex-X5 enfrentava alto consumo de energia e problemas de superaquecimento. É possível que a MediaTek e a ARM tenham abordado essas questões, mas temos que monitorar vários benchmarks para saber a verdade.

Com exceção do Google e da Apple, todos os outros fabricantes de smartphones fizeram parceria com a MediaTek, sendo a Vivo supostamente o primeiro cliente do Dimensity 9400. É provável que a empresa chinesa tenha testemunhado em primeira mão do que este chipset é capaz e tenha decidido garantir a primeira remessa para uso em seus futuros carros-chefe. Observando o quão impressionante é o Dimensity 9300, temos grandes esperanças no Dimensity 9400 e que a MediaTek atenda em todas as frentes, elevando o nível da concorrência.

Fonte de notícias: Estação de bate-papo digital

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes