terça-feira, maio 21, 2024
HomeRumores e VazamentosHuawei está desenvolvendo um novo processador Kirin para PCs que pode rivalizar...

Huawei está desenvolvendo um novo processador Kirin para PCs que pode rivalizar com o M3 da Apple

Apesar das restrições comerciais dos EUA, a Huawei continua a desenvolver os seus chips Kirin para smartphones. Rumores recentes no site chinês Weibo sugerem que a Huawei está trabalhando em um novo processador Kirin para PCs, que está em desenvolvimento e pode igualar o desempenho do M3 da Apple em multi-threading e do M2 da Apple em GPU.

Aqui está o que sabemos

Um usuário com o apelido de Fixed Focus Digital revelou algumas das especificações do novo processador Kirin. Ele contará com oito núcleos de desempenho TaiShan v130 e a próxima geração da GPU Mailiang 920. O chip Kirin 9000s do ano passado, usado na série Huawei Mate 60, usava núcleos TaiShan v120. Há rumores de que esta arquitetura é escalável e sugere a possibilidade de rivalizar com o Apple Silicon em termos de desempenho.

Além da arquitetura de CPU e GPU, a fonte também informa sobre as especificações de armazenamento e memória do novo chip. Espera-se que forneça suporte para 32 GB de RAM e 2 TB de armazenamento embutido.

Quanto ao processo de fabricação, a Huawei tem duas opções: o processo SMIC de 7nm ou aguardar o processo SMIC de 5nm da próxima geração, que ainda não está pronto para produção em massa. Caso a empresa opte pelo processo de 7nm, isso resultará em menor eficiência energética, o que não é ideal para um aparelho com capacidade de bateria limitada.

Espera-se que o novo chip Kirin PC seja lançado este ano, possivelmente em setembro. Só podemos esperar para ver como o novo chip Kirin PC lidará com os desafios técnicos em meio a sanções comerciais e se será capaz de competir com o desempenho multithread do M3 da Apple.

Fonte: Verificação de caderno, Weibo

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes