segunda-feira, abril 29, 2024
HomeAppleiOS 17.4 trouxe carregamento sem fio Qi2 de 15 W para o...

iOS 17.4 trouxe carregamento sem fio Qi2 de 15 W para o iPhone 12

O iOS 17.4 parece ter trazido uma surpresa bastante curiosa, mas provavelmente muito bem-vinda, aos donos do iPhone 12: o carregamento sem fio está um pouco mais rápido. Esta é uma novidade que a Apple não documentou. Na verdade, só está sendo descoberta agora, vários dias após o seu lançamento.

Um pouco de conhecimento é necessário para quem não conhece bem a evolução do carregamento sem fio nos iPhones. O padrão Qi já existe há algum tempo, como muitos sabem, mas a Apple decidiu, com o iPhone 12, implementar a sua própria variante da tecnologia chamada MagSafe – que entre outras coisas utiliza pequenos ímãs para garantir que o posicionamento do carregador é sempre ideal.

Posteriormente, foi lançado o padrão Qi2, que adota essencialmente as inovações da Apple, mas que por algum motivo não se difundiu muito entre produtores de outros ecossistemas, por exemplo, o Android. A última geração de iPhones é formalmente certificada pelo Qi2, e o suporte para o padrão também chegou nas séries 14 e 13 com iOS 17.2.

Porém, com a última versão do sistema operacional, foi observado que o carregamento ocorre mais rapidamente do que deveria se fosse usado em 7,5W. Além disso, o iPhone 12 mostra o ícone Qi2 se o carregador for compatível.

Testes realizados pela fonte indicam que um iPhone 12 Pro Max atinge 30% de carga de 0 em 38 minutos com um carregador oficial Apple MagSafe, e 30% em 33 minutos, 5 minutos a menos, com um carregador Anker com certificação Qi2. Cinco minutos de diferença parecem muito, mas se o Anker rodasse a 7,5 W certamente não teria superado o MagSafe original, na verdade demoraria muito mais para chegar a 30%.

O intervalo de cinco minutos pode ser explicado de várias maneiras – para começar, a liberação de energia do carregador nunca é linear, toda uma série de chips e sensores otimizam a transmissão praticamente em tempo real com base em vários parâmetros, como temperatura do dispositivo, status da bateria e talvez até hábitos do usuário.

Entre outras coisas, o mesmo teste feito com um iPhone 12, que tem bateria menor, mostrou resultados praticamente idênticos entre um MagSafe e um Qi2 certificado – cerca de 20 minutos para chegar a 30%.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes