quarta-feira, maio 22, 2024
HomeNotíciasO Google está sendo processado por vários artistas por treinar imagens usando...

O Google está sendo processado por vários artistas por treinar imagens usando suas imagens

Usar a arte existente para treinar modelos de IA é algo que muitas pessoas discutiram no passado e, embora a conversa ainda esteja no ar, não é algo que tenha uma conclusão sólida. Parece que o Google se encontrou novamente em apuros, já que vários criadores estão se unindo contra o gigante dos mecanismos de busca e levando a empresa a tribunal por usar suas imagens para treinar seu modelo Imagen.

O Google e uma série de outras empresas estão em maus lençóis enquanto os artistas se manifestam contra o gigante dos mecanismos de busca

É importante notar que, no momento, este processo ainda está em fase inicial, o que significa que ambos os lados terão que entrar no tribunal antes que a conclusão seja divulgada, e isso significa que o Google pode sair impune no final.

As cartunistas Sarah Andersen, Hope Larson e Jessica Fink e a fotógrafa Jingna Zhang estão envolvidas em uma ação coletiva contra o Google, a ação foi movida na sexta-feira. A alegação é simples, pois acusa a empresa de usar bilhões de imagens protegidas por direitos autorais para treinar seu modelo Imagen, e algumas das imagens utilizadas pertencem a eles. Não se sabe o quanto esses artistas buscam em termos de restituição, mas querem que a empresa destrua todas as cópias que possui, o que parece justo, mas não é algo que parece possível.

O Google não é a única empresa sob ataque, já que os mesmos artistas entraram com ações semelhantes contra a estabilidade AI, MidJourney e alguns outros geradores de imagens, mas no momento não há informações sobre essas ações em nossa posse. O objetivo é bastante simples: os artistas querem que essas empresas parem de utilizar as imagens que lhes pertencem.

Infelizmente, toda a ideia de direitos autorais é vaga. Empresas como o Google afirmam que as imagens estão disponíveis para uso gratuito, o que é verdade. Mas, ao mesmo tempo, não há uma compreensão clara se todas as imagens que estão sendo usadas pelos geradores de imagens são de uso gratuito ou algumas delas.

Depois, existe toda a ideia de que muitos artistas estão a manifestar-se contra o Google e outras empresas porque não praticaram e treinaram durante anos apenas para que as empresas possam usar a sua arte para treinar os seus modelos de IA, também sem qualquer consentimento. Isto é mais do que suficiente para dar a estes artistas uma base legal para intentar ações judiciais contra estas empresas.

Qualquer que seja o lado da história em que você esteja, é mais do que seguro dizer que, mais cedo ou mais tarde, ouviremos o Google e também outras empresas envolvidas. A corrida pela IA está apenas começando e tem muito potencial para se tornar muito, muito complicada à medida que avançamos.

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes