sexta-feira, maio 17, 2024
HomeNotíciasOs criadores estão processando o Google por usar o treinamento Imagen em...

Os criadores estão processando o Google por usar o treinamento Imagen em suas imagens

No momento, ainda estamos tentando descobrir se o uso da arte para treinar modelos de IA constitui violação de direitos autorais. Várias empresas estão lutando contra isso nos tribunais, e isso inclui o Google. Bem, o Google tem outro processo em aberto, já que um grupo de criadores está processando o Google por usar suas imagens para treinar Imagen.

Isto é semelhante ao grande processo movido pelo New York Times contra a OpenAI e a Microsoft. A publicação alega que ambas as empresas têm usado artigos protegidos por direitos autorais para treinar seus modelos de IA. Além disso, as ferramentas que utilizam estes modelos podem ser persuadidas a reproduzir segmentos inteiros de artigos do New York Times, de acordo com a publicação. Este processo ainda está em andamento e não temos certeza de quando obteremos os resultados.

Anúncio

Um grupo de criadores está processando o Google por usar suas imagens para treinar o Imagen

No momento, estamos bem no início deste processo, então os dois lados ainda não batalharam no tribunal. Os resultados oficiais podem não estar disponíveis por algum tempo.

As cartunistas Sarah Andersen, Hope Larson e Jessica Fink e a fotógrafa Jingna Zhang propuseram uma ação coletiva contra o Google na sexta-feira. Eles afirmam que a empresa utilizou indevidamente bilhões de imagens protegidas por direitos autorais para treinar o Imagen, e essas imagens incluem as deles.

No momento, não sabemos quanto os indivíduos pediram em termos de indenização, mas sabemos que eles querem que o Google destrua todas as cópias que possui de seu trabalho. Neste ponto, não temos ideia se isso será uma possibilidade.

Google não é a única empresa sob ataque

Os quatro indivíduos também entraram com ações semelhantes contra IA de estabilidade, MidJourney e outros geradores de imagens. No entanto, não temos informações sobre esses outros processos. O que sabemos é que as ações judiciais não vão parar para os geradores de imagens.

Por enquanto, o assunto IA e direitos autorais ainda é bastante obscuro. As empresas afirmam que as imagens estão disponíveis gratuitamente, e isso é verdade na maioria dos casos. No entanto, existem alguns pontos. Em primeiro lugar, não temos ideia se algumas das imagens que os geradores de imagens usam são realmente protegidas por direitos autorais.

Em seguida, vai além do simples uso de imagens protegidas por direitos autorais. Muitos dos artistas estão processando e apoiando esses processos porque os artistas não praticaram e treinaram durante anos para que sua arte fosse usada sem o seu consentimento para treinar modelos de IA. Portanto, artistas e outros criadores continuarão a lutar contra essas empresas, e deveriam fazê-lo com razão.

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes