domingo, maio 5, 2024
HomeGamesRevisão do Stellar Blade: mais do que superficial

Revisão do Stellar Blade: mais do que superficial

Por uma razão ou outra, muitas pessoas vão perder a oportunidade de jogar Lâmina Estelar. Isso pode acontecer porque eles foram dissuadidos por conversas sobre como a personagem principal, EVE, é apresentada no jogo, ou pode ser porque o jogo é exclusivo do PlayStation, o que limita hereditariamente seu alcance. Seja qual for o raciocínio, é uma pena que Lâmina Estelar pode acabar não maximizando seu alcance, pois por trás do fanservice e das comparações com Autômato NieR e os jogos de Bayonetta, Lâmina Estelar possui alguns sistemas de combate surpreendentemente envolventes e designs de criaturas fantásticas, tudo em uma experiência relativamente compacta.

Depois Lâmina Estelar os jogadores colocaram as mãos em uma fatia do jogo da demo do PlayStation, atraiu comparações com coisas como os jogos mencionados acima, a série Devil May Cry e os jogos Dark Souls. Embora tenha alguns sistemas baseados em acampamento onde os inimigos reaparecem quando você descansa, isso é o máximo que as semelhanças de Dark Souls vão, então não pense que está jogando outro Soulslike. As comparações com suas contrapartes pesadas em combos são muito mais adequadas, então, se você gosta delas, vai gostar do que Lâmina Estelaro combate tem a oferecer.

A luta em Lâmina Estelar é composto principalmente de combos prontamente disponíveis desde o início e outros aprendidos navegando em várias árvores de habilidades diferentes. Ao iniciar um novo jogo, há uma dificuldade mais fácil e a experiência básica, portanto, embora apertar botões provavelmente o leve ao modo “História”, Lâmina Estelar exige que os jogadores aprendam os detalhes de seu sistema de combate se você quiser chegar a qualquer lugar no modo normal.

Lâmina Estelar realmente não faz nada de novo em seu combate, mas o desenvolvedor, Shift Up, o refinou para criar algo bastante coerente. Você tem seus ataques básicos leves e pesados ​​em dois botões diferentes, habilidades especiais controladas por um medidor de energia e um botão de bloqueio que funciona como um bloqueio, dependendo de quão oportunos são seus ataques. Tanto EVE quanto qualquer inimigo formidável têm escudos para diminuir os danos, e inimigos mais robustos normalmente têm um medidor de equilíbrio que permite um ataque crítico quando esgotado por defesas bem-sucedidas e certos ataques.

Novamente, todos componentes bastante básicos, mas é profundamente gratificante memorizar seus combos e entender quais são melhor usados ​​contra certos inimigos. Os combos podem ser encerrados prematuramente para outras ações, então, quando você ficar mais confortável lutando, tecer seus próprios ataques mais leves entre os golpes dos inimigos faz com que pareça mais uma luta real, em vez de revezar-se nos movimentos. Pode ser um pouco frustrante, entretanto, ver como alguns inimigos reagem – ou não reagem, neste caso – aos seus ataques. Este não é um jogo onde você pode atordoar um inimigo até o esquecimento, pelo menos não sem o uso de algumas habilidades especiais que cambaleiam ou derrubam. Portanto, embora seja fácil levantar as mãos e ficar frustrado com os inimigos depois que eles absorvem golpe após golpe enquanto você é interrompido até mesmo pelo menor golpe, é importante lembrar que Lâmina Estelar leva os jogadores a dominar o combate, em vez de intimidar os inimigos com ataques básicos.

Voltando às comparações com outros jogos, ainda é verdade que Soulslike não é o melhor descritor para este jogo, mas fiquei surpreso ao ver algumas semelhanças com um dos Machado: As sombras morrem duas vezesA melhor mecânica do jogo: o sistema de defesa. Na dificuldade normal, bloquear ataques ainda faz com que EVE sofra dano residual, então a tartaruga não é tão benéfica quanto aparar nem é tão estimulante. Se houver um inimigo básico ou de nível intermediário que esteja causando problemas, é absolutamente do interesse dos jogadores praticar aparar contra eles, porque há alguns picos de dificuldade bastante intensos ao lutar contra certos chefes. Mesmo quando esses saltos de dificuldade acontecem, Lâmina Estelar permanece bastante justo em seu combate, pois tudo à sua frente pode ser derrotado sem qualquer esforço, desde que você aprimore seus combos e mecânicas.

Não há realmente nada para moer Lâmina Estelar de qualquer maneira, já que este não é realmente um RPG onde você está caçando itens. Você obtém equipamentos que aumentam habilidades e estatísticas, claro, mas nenhuma dessas opções de equipamentos parece ser um item decisivo, nem é particularmente difícil de conseguir. Através de moedas, missões secundárias e alguma exploração leve, você pode obter basicamente tudo o que precisa em Lâmina Estelar para ajudá-lo a jogar, embora o sistema de exploração não tenha sido tão agradável para mim a ponto de me fazer querer 100% de tudo em uma única corrida.

Lâmina Estelar tem uma mistura de segmentos de exploração lineares e mais abertos, mas os primeiros eram muito mais envolventes do que andar em círculos no deserto tentando descobrir como subir em uma saliência. Essas partes lineares também apresentam os momentos mais cinematográficos, bem como alguns níveis surpreendentes de mudança de gênero, onde fica claro que os desenvolvedores da Shift Up apreciam os jogos Resident Evil e Dead Space. Em qualquer tipo de nível, a plataforma e a resolução de quebra-cabeças constituem a maior parte de suas distrações, embora ambos fossem muito melhores se não houvesse tantos códigos para encontrar em todos os lugares e se EVE parasse de tentar cobrir todos os níveis até a cintura. obstáculo que ela esbarra a ponto de você quase cair de uma saliência.

Enquanto a história de Lâmina Estelar é envolvente o suficiente, é amplamente previsível, com reviravoltas previstas muito antes de acontecerem. Exposição em Lâmina Estelar geralmente é voltado para a construção de mundos, mas isso significa que há muitas conversas em que os personagens continuam e continuam quando tudo o que você realmente quer fazer é experimentar a nova habilidade que acabou de desbloquear. A narrativa não falta de forma alguma, mas certamente também não é o que você mais lembrará deste jogo.

chefe-da-lâmina estelar.jpg

Deixando de lado o combate e o design de níveis, ainda há o tópico de EVE e seu design a ser abordado. A aparência de EVE é baseada no modelo da vida real Shin Jae-eun e fica claro pelos comentários compartilhados por Lâmina Estelar diretor Hyung-Tae Kim que Shift Up pagou atenção especial não apenas “a parte de trás do personagem”, mas também a frente. Os seios de EVE se movem tanto em cenas e animações normais que, honestamente, às vezes distrai um pouco, e embora lutas contra chefes e eventos rápidos sejam tão cinematográficos quanto parecem, é impossível ignorar quantos ângulos de câmera você olha para a saia de EVE.

EVE é 100% sexualizada nesse sentido, mas Lâmina Estelar não leva isso além de suas perspectivas e da física corporal. Nenhum personagem é sexual de forma alguma com EVE, por exemplo. Algumas das únicas interações em relação à sua aparência envolvem um personagem que insinua levemente que ela acha EVE atraente e espera vê-la novamente, outro que elogia as capacidades atléticas do corpo de EVE e outra pessoa que fica envergonhada quando questionada sobre como EVE fica depois de adotar um novo Penteado. Com mais de 20 roupas diferentes para escolher, sem estatísticas associadas, combinadas com outras opções de personalização, você também pode alterar as roupas de EVE se preferir não ficar olhando para cima da saia dela durante todo o jogo. Um dos meus looks favoritos, por exemplo, era um Matar Billmacacão estilo que sempre usei depois de experimentar outros looks por um tempo.

Comprar Stellar Blade apenas para a aparência de EVE parece uma miopia, já que descartá-lo totalmente por esse motivo, já que você estará perdendo tudo o mais que o jogo oferece de qualquer maneira. Os pessimistas foram rápidos em criticar EVE como uma imitadora de 2B ou Bayonetta, e embora eu ache que o fanservice é um pouco excessivo aqui, descartá-la como tal parece um pouco injusto e prematuro. EVE está muito à frente de outros Lâmina Estelar personagens por serem sensatos e compostos em qualquer situação e ostentam um desejo cativante de ajudar os outros, além de estarem abertos para aprender que as coisas não são como ela supunha.

Não estou dizendo que isso a coloca no mesmo nível de outros personagens, já que essas são características bastante padronizadas e elevá-la ao status de outros ícones seria igualmente prematuro, mas EVE está muito além de uma personagem parecida com uma boneca. Considerando seu potencial e Lâmina Estelar sistema de combate surpreendentemente profundo e intensas lutas contra chefes, eu estaria interessado em ver como ela e outras partes do jogo evoluem ainda mais se Lâmina Estelar já teve uma sequência.

Pontuação: 4/5

Um código de revisão do PS5 foi fornecido pelo editor.

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes