terça-feira, maio 21, 2024
HomeNotíciasSmartwatches Samsung e Google Wear OS dominarão o mercado de wearables?

Smartwatches Samsung e Google Wear OS dominarão o mercado de wearables?

Um novo relatório sugere que a Samsung e o Google Wear OS, e não o Apple Watch, dominarão o mercado de smartwatches. Também indica que as vendas deverão ser saudáveis ​​​​este ano.

Wearables inteligentes sustentando o mercado de smartwatches, mas não por muito tempo

O mercado de smartwatches experimentou um aumento após a pandemia, à medida que os compradores recuperaram a liberdade de sair livremente para atividades ao ar livre. No entanto, no ano passado, o mercado de wearables sofreu uma ligeira recessão.

Anúncio

Talvez os compradores estivessem aderindo aos seus smartwatches um pouco mais ou os fabricantes não conseguiram incorporar recursos novos e atraentes. Porém, este ano será diferente, uma novo relatório da Counterpoint sugere.

O mercado global de smartwatches nunca desceu. No geral, o mercado tem crescido de forma constante. Curiosamente, os smartwatches com preços agressivos têm sido o principal fator impulsionador.

De acordo com o relatório, smartwatches básicos com preços abaixo de US$ 100 estão dominando o mercado de smartwatches. Esses dispositivos vestíveis executam sistemas operacionais (SO) do tipo Real-Time Operating System (RTOS).

Em outras palavras, o mercado de smartwatches está sendo impulsionado por dispositivos vestíveis que oferecem funcionalidades e aplicativos básicos.

Fabricantes como Samsung e Apple continuam comprometidos com Sistemas Operacionais de Alto Nível ou HLOS. Embora a sua quota de mercado seja menor, estas empresas cobram um preço premium. É esse segmento que deverá crescer este ano.

Google Wear OS desafiará o Apple Watch OS?

Talvez percebendo a necessidade de um smartwatch que execute bem várias tarefas, o Google adotou uma nova estratégia para seu Wear OS. Curiosamente, até os fabricantes de chipsets estão projetando seus processadores de acordo.

Fabricantes de chipsets como Qualcomm e Hengxuan estão fabricando “chipsets duplos”. Esses chipsets suportam uma estratégia de sistema operacional duplo. Simplificando, um chipset possui um processador poderoso, que é emparelhado com um coprocessador de baixo consumo de energia.

Esta combinação não se destina apenas a aumentar a vida útil da bateria. Em vez disso, eles funcionam com uma versão híbrida do Wear OS. Simplificando, o Google desenvolveu uma nova versão do sistema operacional smartwatch para oferecer integração e alternância suaves entre RTOS e HLOS.

A alternância rápida entre esses sistemas operacionais ajuda a otimizar os aplicativos conforme e quando os usuários os acessam. Além disso, os smartwatches podem alternar rapidamente entre o modo de desempenho e o modo de eficiência. Isso também ajuda a aumentar a vida útil da bateria.

Isso também permitiria que fabricantes de smartwatches premium como a Samsung oferecessem variantes mais acessíveis. Enquanto isso, os fabricantes de wearables inteligentes poderiam entrar no mercado de smartwatches premium.

Cumulativamente, os smartwatches que executam a variante híbrida do Google Wear OS poderiam finalmente desafiar o domínio da Apple, sugira alguns relatos. No entanto, seria difícil para os fabricantes desafiarem o Watch OS da Apple e seu ecossistema.

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes