segunda-feira, abril 29, 2024
HomeAndroidAndroid 15 permitirá envio e recebimento de mensagens via satélite

Android 15 permitirá envio e recebimento de mensagens via satélite

O futuro da telefonia móvel está no espaço? Usar satélites para comunicar a partir de um simples smartphone: já não é ficção científica e será ainda menos nos próximos meses com o lançamento da versão 15 do Android.

O Android é o sistema operacional do Google encontrado na grande maioria dos concorrentes do iPhone: sete em cada dez telefones em todo o mundo. A versão 15 está nas mãos dos desenvolvedores, aguardando seu lançamento oficial dentro de cinco a sete meses.

E a última versão provisória, entregue esta quinta-feira, acrescenta a possibilidade de enviar e receber mensagens mesmo na ausência total de rede móvel, através de satélite, com um smartphone completamente normal. SMS, MMS – acompanhados de foto ou som – e também o seu equivalente moderno, formato que encontramos, neste caso, no Google Mensagens no Android, e que a Apple finalmente se comprometeu a integrar no seu próprio sistema de mensagens pelo final do ano.

Mensagens de satélite

E assim, mesmo sem qualquer rede móvel, a partir de um smartphone Android equipado com a versão 15, deveremos poder enviar e receber mensagens por satélite, independentemente do telefone do interlocutor: essa é a promessa tecnológica. Resta saber quais serão as condições comerciais desta nova liberdade. Você terá que pagar mais por um pacote ou opção específica? Se sim, de quem?

Com esse novo recurso, o Google iria mais do que alcançar a Apple com o iPhone. Há um ano e meio, desde a gama iPhone 14, a Apple oferece – de série e sem custos adicionais – uma função que permite enviar uma mensagem de emergência, quer esteja no meio do Atlântico ou no meio do deserto, através de um dos 24 satélites da Globalstar em órbita baixa. E funciona perfeitamente.

Por outro lado, não há como enviar o equivalente a um SMS para uma pessoa querida. A tecnologia é utilizada apenas para mensagens SOS de emergência pré-formatadas e também, nos últimos seis meses, para solicitar – por satélite – reparos para o seu carro (por enquanto apenas nos Estados Unidos). Em última análise, o Google está a caminho – não apenas para recuperar o atraso – mas também para recuperar a vantagem.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes