segunda-feira, abril 29, 2024
HomeNotíciasGoogle lança a primeira versão beta do Android 15 em Pixels: aqui...

Google lança a primeira versão beta do Android 15 em Pixels: aqui estão todas as novidades

Cerca de vinte dias após o lançamento do segundo Developer Preview, versão voltada principalmente para desenvolvedores para começarem a testar novos recursos, o Android 15 entra oficialmente em sua próxima fase de desenvolvimento com o lançamento da primeira versão beta.

PRIMA BETA NO ANDROID 15

Embora nos betas as principais novidades voltadas ao usuário costumam ser mais mostradas, em comparação com o Developer Preview que acima de tudo fornece acesso antecipado às APIs, neste primeiro beta do Android 15 a empresa de Mountain View ainda não queria “descobrir todas as cartas”oferecendo apenas mais alguns detalhes sobre os recursos que encontraremos na próxima versão de seu sistema operacional.

Com certeza o Google aproveitará o Google I/O, que acontecerá no dia 14 de maio, daqui a menos de um mês, para falar sobre todas as inovações que pensou para o Android 15 e que provavelmente poderemos começar a testar a partir de da segunda versão beta que será lançada após o evento de apresentação.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Uma das principais características deste primeiro beta é o visualização de aplicativos “de ponta a ponta” por padrãoo que significa que eles mostrarão seu conteúdo atrás da barra de navegação e de status.

“As barras do sistema são transparentes ou translúcidas e o conteúdo será colocado atrás por padrão”

Alguns conteúdos, portanto, aparecerão atrás da barra de navegação, que certamente é mais moderna e envolvente do que a grande barra preta que normalmente contém a barra de navegação em muitos aplicativos. Para facilitar a transição para os desenvolvedores, o Google habilitará vários componentes do Material Design 3 para lidar com inserções.


Com este primeiro beta, o Google também o torna oficial “Check-in e check-out de aplicativos em todo o sistema” para permitir que você economize espaço em dispositivos que têm pouco espaço disponível evitando também excluir dados do usuário. Esse recurso, já introduzido no ano passado para a Google Play Store, agora também está se tornando um recurso do sistema. Como resultado, também pode ser implementado por qualquer loja de aplicativos de terceiros.

Com o Developer Preview 2, o Google introduziu um novo modo para Android 15 acelerar a ativação NFC para pagamentos. Este recurso também foi adicionado com o primeiro beta a opção de registrar uma impressão digital em dispositivos suportados para permitir que os usuários sejam notificados quando um pagamento estiver pronto para ser feito.

Entre outras novidades está agora uma função relacionada à segurança da rede celularé um nova entrada “Enviar nome do dispositivo” nas configurações de privacidade do Wi-Fi, um novo widget “Pixel Weather” e novas preferências para a configuração padrão do aplicativo de carteira.

Além disso, existem melhorias na exibição de letras e texto em quase todos os idiomas, graças a um novo método de justificação de caracteres para texto e melhorias na ferramenta de acessibilidade TalkBack que agora suporta linhas Braille (os caracteres táteis frequentemente utilizados por pessoas com deficiência visual) que usam o padrão HID via USB e Bluetooth seguro, assim como mouses e teclados.


O Android 15 também traz mudanças adicionais para evitar que aplicativos maliciosos em segundo plano tragam outros aplicativos para primeiro plano, elevando seus privilégios e abusando da interação do usuário, com o objetivo de proteger os usuários de aplicativos maliciosos e dar-lhes mais controle sobre seus dispositivos. Uma nova API no nível do sistema operacional também permite armazenar com segurança chaves públicas criptográficas.

  • Data de saída: 11 de abril de 2024
  • Construir: AP31.240322.018
  • Suporte ao emulador: x86 (64 bits), ARM (v8-A)
  • Nível do patch de segurança: Abril de 2024
  • Serviços do Google Play: 13/11/24

Principais problemas resolvidos

  • O Android 15 Beta 1 aborda os principais problemas descritos nas seções a seguir e inclui correções para alguns problemas não mencionados aqui.

Problemas relatados pelo desenvolvedor

  • Corrigido um problema de rede do sistema que às vezes fazia com que a mensagem “Serviços de conectividade adaptáveis” aparecesse. (Edição 330819651)
  • Corrigido um problema de sistema que fazia com que mensagens do sistema “BAL bloqueada…” aparecessem com frequência ao usar um dispositivo. (Edição 330831456)
  • Corrigido um problema que às vezes fazia com que os blocos de Configurações rápidas fossem exibidos incorretamente. (número 326544386)

Outros problemas resolvidos

  • Corrigido um problema em que o sideload da compilação do Developer Preview 2 às vezes fazia com que o dispositivo exibisse a mensagem “Dispositivo corrompido” após a conclusão do sideload.
  • Corrigido um problema em que, ao adicionar um modelo de rosto para Desbloqueio facial, a tela de visualização aparecia cortada ou cortada.
  • Corrigido um problema em que, quando um cartão SIM bloqueado era inserido em um dispositivo desbloqueado, o usuário não era solicitado a inserir o PIN para desbloquear o cartão SIM.
  • Corrigido um problema em que aplicativos que dependem de SDKs habilitados para tempo de execução eram desinstalados quando o dispositivo era reiniciado.
  • Corrigido um problema em que a barra de pesquisa nas configurações do sistema parava de responder na primeira vez que era tocada.
  • Corrigido um problema em que a imagem do perfil de usuários secundários não podia ser alterada.
  • Corrigido um problema em que o Skia ainda não era compatível com o SDK de visualização do Android 15, o que impedia a ativação do modo 3D no Layout Inspector.

Problemas de Bluetooth resolvidos

  • Estabilidade e emparelhamento do Bluetooth: corrigimos várias falhas e erros de emparelhamento do Bluetooth, melhorando significativamente a confiabilidade da conexão.
  • Áudio LE e fones de ouvido aprimorados: A conectividade de áudio LE e a experiência do usuário foram significativamente melhoradas, incluindo correções para inconsistências no roteamento de áudio, problemas de volume após chamadas e problemas de emparelhamento.
  • Melhorias de segurança: corrigimos uma vulnerabilidade de segurança importante relacionada ao emparelhamento legado do Pixel 4a e Pixel 3 XL.
  • Precisão das informações do dispositivo Bluetooth: Corrigimos vários bugs para garantir a recuperação precisa das informações de emparelhamento e do tipo de conexão.

O Android 15 Beta 1 (AP31.240322.018) com patch de segurança de abril de 2024 está disponível para Pixel 6, 6a e 6 Pro, Pixel 7, 7 Pro, Pixel 7a, Pixel Fold, Pixel Tablet e para Pixel 8 e Pixel 8 Pro, para o emulador Android. Ao contrário das prévias do desenvolvedor, o Android 15 Beta 1 pode ser instalado com muito mais facilidade no seu Pixel, embora, lembre-se, sendo um beta, é sempre aconselhável instalá-lo em um smartphone secundário, em vez de um que é usado diariamente.

Os inscritos no programa beta podem instalar no modo OTA, mas também é possível fazer flash e sideload. Aqueles que usam o programa Android 14 Beta (atualmente QPR3 Beta 2.1) ou 15 Developer Preview 2 poderão instalar imediatamente o Android 15 Beta 1 no modo OTA.

Dispositivos que executam Android 15 DP1 (construção AP31.240119.016) ou Android 14 QPR3 Beta 1 (construção AP21.240119.009) não poderão fazer o sideload de imagens de compilação do Android 15 Beta 1 (construção AP31.240322.018) devido a um bug. Para fazer o sideload do Android 15 Beta 1, você primeiro precisará realizar a atualização OTA para Android 15 DP2 (construção AP31.240223.016.A3) ou Android 14 QPR3 Beta 2 (construção AP21.240305.005).

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes