terça-feira, maio 21, 2024
HomeNotíciasO TikTok pode ser banido nos EUA e também na Europa, após...

O TikTok pode ser banido nos EUA e também na Europa, após comentários do presidente da UE

A UE anunciou recentemente que identificou o iPadOS da Apple como um guardião digital. Isto significa que as autoridades reguladoras poderiam forçar a abertura da plataforma e a sua disponibilização a desenvolvedores e empresas terceiros. A UE parece estar mudando sua direção para o TikTok para uma possível proibição em países que fazem parte da região. O aplicativo também está em fase de proibição nos Estados Unidos e tem nove meses para cumprir.

Depois dos Estados Unidos, o TikTok estuda uma possível proibição na UE

Foi relatado no mês passado que o TikTok poderia ser banido nos Estados Unidos e, se quisesse evitar o banimento total, a ByteDance teria que vender o aplicativo para uma empresa americana. A Câmara quer basicamente o controle total do aplicativo ou nenhum aplicativo, e o TikTok tem apenas nove meses para cumprir as exigências, mas o prazo pode ser estendido para 12 meses.

Depois dos Estados Unidos, a UE também aderiu ao movimento, com uma potencial proibição do TikTok. A presidente da UE, Ursula von der Leyen, afirmou que o TikTok poderia ser totalmente banido na região considerando o “perigo” do aplicativo, relata o Politico.

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, deu a entender que banir o TikTok na União Europeia é uma opção, durante um debate esta noite em Maastricht, apresentando os principais candidatos dos partidos para as eleições de 2024 do bloco.

“Não está excluído”, disse von der Leyen, depois de o moderador se ter referido aos Estados Unidos, onde o TikTok enfrenta uma proibição nacional, a menos que seja vendido pelo seu proprietário, ByteDance. Ela acrescentou imediatamente que a Comissão foi “a primeira instituição mundial a proibir o TikTok nos nossos telefones corporativos”.

“Sabemos exatamente o perigo do TikTok.”

O presidente da UE fez comentários sobre a proibição do TikTok na região, potencialmente após considerar a situação nos Estados Unidos. O aplicativo já é investigado por oferecer aos usuários vouchers para assistir a vídeos do TikTok, o que acaba contribuindo para o vício de crianças e adolescentes na plataforma.

No entanto, é demasiado cedo para concluir se a UE seguirá o mesmo caminho que os Estados Unidos. A UE tem participado ativamente na indústria tecnológica, prevenindo práticas anticoncorrenciais. Atualmente, a UE deu à Apple um aviso prévio de seis meses para cumprir as obrigações e fazer as alterações necessárias. Assim como o iPhone, o iPad em breve permitirá o sideload de aplicativos e lojas de aplicativos de terceiros na plataforma.

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes