Vários aplicativos Wear OS do Google já oferecem Tiles, com mais de Mensagens e Carteira talvez a caminho, se quisermos acreditar em uma coleção da Play Store.

A coleção “Apps with Tiles” do Google Play não é nova. No front inicial, a iteração mais recente inclui Maps, Calendar e YouTube Music junto com Spotify, WhatsApp e Todoist.

No entanto, você também tem a Carteira virtual do Google e o Mensagens do Google. É claro que é possível que isso seja apenas um descuido editorial.

Dito isto, os possíveis Tiles que ambos podem oferecer são bastante simples. O WhatsApp possui blocos para contatos e mensagens de voz para iniciar rapidamente uma conversa com uma pessoa ou enviar uma gravação de áudio. Um hipotético Mensagens do Google poderia fazer o mesmo (embora houvesse alguma sobreposição com o bloco de Contatos do Google) ou mostrar mensagens recentes semelhantes às do Gmail.

A Carteira do Google pode mostrar alguns de seus cartões armazenados com acesso com um toque, sendo bastante conveniente, já que o aplicativo precisa ser aberto antes da ativação do toque para pagar NFC. No momento, você precisa abrir a Carteira na gaveta de aplicativos, na complicação ou no bloco de configurações rápidas. No Pixel Watch, este último requer rolagem até o topo.

A lista completa de aplicativos do Google com Tiles é: Gmail, Calendário, Keep, Contatos, Clima, Mapas, Fitbit, Fit, YouTube Music, Relógio, Assistente e Segurança Pessoal.

Os outros aplicativos são Home, Phone e Camera, enquanto o mostrador do Gboard e do Google Fotos não contam e todo o resto é um serviço em segundo plano, em vez de ter um componente voltado para o usuário. Depois de Mensagens e Carteira, seria muito bom se o Google Home ganhasse um bloco que permitisse fixar alguns dispositivos inteligentes.

Mais sobre o Wear OS:

Você está lendo 9to5Google – especialistas que dão notícias sobre o Google e seu ecossistema circundante, dia após dia. Não deixe de conferir nossa página inicial para obter as últimas notícias e siga 9to5Google no Twitter, Facebooke LinkedIn para ficar por dentro. Não sabe por onde começar? Confira nossas histórias exclusivas, análises, instruções e inscreva-se em nosso canal no YouTube