sábado, maio 4, 2024
HomeGamesRevisão de Mycelia: introdução fofa aos jogos de construção de deck

Revisão de Mycelia: introdução fofa aos jogos de construção de deck

Micélio é um lindo jogo de construção de deck de nível introdutório construído em torno de cogumelos mágicos e limpando as gotas de orvalho do tabuleiro. Os jogos de construção de deck são um gênero crescente nos jogos de mesa, com todos os jogadores começando com o mesmo deck básico e construindo-o ao longo do jogo, geralmente por meio de alguma moeda gerada pelo próprio deck. Um grande problema com os jogos de construção de deck é que eles exigem um pensamento improvisado e uma compreensão sólida das estratégias abrangentes do gênero para serem verdadeiramente bem-sucedidos. Micélio tenta lixar algumas das arestas do gênero de construção de deck com um jogo divertido que pode servir como uma introdução ao gênero de construção de deck para novatos ou como um jogo competitivo “suave” com estratégia suficiente para manter os veteranos da construção de deck engajados.

Projetado por Daniel Greiner e publicado pela Ravensburger, Micélio centra-se na contratação e implantação de cogumelos antropomórficos mágicos para ajudar a limpar um quadro pessoal de gotas de orvalho, que são representadas por contas de plástico. Tal como acontece com outros jogos de construção de deck, todos os jogadores começam com o mesmo deck inicial e colocações de gotas de orvalho em seu tabuleiro. A cada turno, os jogadores compram três cartas de seu baralho pessoal e as jogam, com cada carta geralmente concedendo aos jogadores uma de três coisas – a habilidade de mover gotas de orvalho de um espaço para outro, a habilidade de remover gotas de orvalho do tabuleiro ou conceder aos jogadores ” folhas”, que serve como moeda do jogo. Os jogadores gastam folhas para contratar cogumelos, que são colocados diretamente no topo do baralho, ou para realizar uma ou mais “ações básicas” por turno. Além de remover diretamente as gotas de orvalho, eles também podem eliminá-las movendo-as para o espaço do santuário em seu tabuleiro pessoal.

Muitas das cartas em Micélio impactam apenas gotas de orvalho que atendam a certas condições. Algumas cartas permitem que os jogadores removam gotas de orvalho que ficam em certos tipos de espaços (cada tabuleiro tem espaços de água, musgo, folhas e lama), enquanto outras impactam apenas as gotas de orvalho que ficam sozinhas ou com outras gotas de orvalho nos espaços. Uma chave para Micélio é entender quais são as condições de ativação do seu deck e utilizá-las para obter o efeito máximo.

De modo geral, as gotas de orvalho adicionam uma variação divertida à construção de deck que difere da condição de vitória usual de tentar coletar pontos de vitória e adiciona um tipo diferente de estratégia espacial. Os jogadores movem as gotas de orvalho em direção ao espaço do santuário ou tentam posicioná-las para maximizar os efeitos de remoção ou movimento oferecidos por outras cartas?

Quando as gotas de orvalho são removidas do tabuleiro de um jogador, elas são colocadas no Santuário da Vida, um tabuleiro 3D com espaços para gotas de orvalho. Quando o Santuário da Vida está cheio, os jogadores giram a camada superior para esvaziá-lo, fazendo com que as gotas de orvalho e os dados de colocação caiam. Dependendo do símbolo que o dado mostra, os jogadores colocam as gotas de orvalho de volta no tabuleiro com base em uma carta de suprimento escolhida aleatoriamente no início do jogo. O vencedor é o jogador que limpa o tabuleiro primeiro, embora seja garantido que cada jogador terá um número igual de turnos, portanto há uma possibilidade distinta de um jogo ter vários vencedores.

Micélio tem uma componente de modularidade, com dois níveis diferentes de jogo mais um modo solo. O jogo “básico” foi concebido como uma introdução ao jogo e ao gênero de construção de deck em geral, com cartas mais simples e ações básicas disponíveis para uso. A versão expandida do jogo introduz a capacidade de remover cartas do baralho de um jogador (um modo de espera em jogos de construção de baralho) e também cartas que desencadeiam efeitos únicos mais poderosos. Falta uma coisa Micélio é a capacidade de comprar ou jogar cartas adicionais em um turno – embora os jogadores ainda possam ativar alguns combos fortes (especialmente no modo expandido), senti que a incapacidade de comprar cartas adicionais era um pouco limitante e evitou parte da loucura do final do jogo isso torna os jogos de construção de deck tão divertidos.

Minha única outra reclamação real sobre Micélio é que o jogo tem muitos componentes. O jogo base sozinho requer o Santuário da Vida 3D, tabuleiros de jogo para cada jogador, gotas de orvalho, o dado de posicionamento, a carta de suprimento, a carta de posicionamento inicial, as folhas e as próprias cartas. Várias dessas peças só são usadas uma vez no jogo e eu senti que os componentes fazem o jogo parecer mais complexo do que realmente é e é um pouco desperdiçador.

A força de Micélio é que é fácil de aprender, mas ainda requer estratégia suficiente para satisfazer os veteranos da construção de decks. Eu gostei que meu filho de 9 anos pudesse dominar Micélio em apenas algumas rodadas, mas eu ainda poderia tentar aumentar alguns combos poderosos que poderiam realmente limpar meu tabuleiro a longo prazo. Se você está procurando uma variação diferente de construtores de deck, quer apresentar o gênero a novos jogadores ou apenas quer se divertir, você vai gostar Micélio.

Uma cópia de revisão de Mycelia foi fornecida pela editora para revisão.

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes