terça-feira, abril 30, 2024
HomeNotíciasSamsung revela a DRAM LPDDR5X mais rápida para aplicativos de IA

Samsung revela a DRAM LPDDR5X mais rápida para aplicativos de IA

A Samsung desenvolveu a DRAM LPDDR5X mais rápida do setor, capaz de atingir velocidades de transferência de dados de até 10,7 Gbps. Otimizado para aplicações de IA, o chip oferece melhor desempenho, eficiência energética e maior capacidade. Ele entrará em produção em massa no segundo semestre de 2024.

Samsung fabrica a DRAM LPDDR5X mais rápida do setor

A Samsung é a maior fabricante mundial de chips de memória. A gigante tecnológica coreana lidera esta indústria há anos. Em outubro de 2022, alcançou uma velocidade de transferência de dados de 8,5 Gbps (gigabits por segundo) com seu mais recente chip LPDDR5X DRAM (Dynamic Random Access Memory). A empresa agora melhorou a velocidade em 25% para estabelecer um novo recorde.

Anúncio

Segundo a Samsung, a nova solução é fabricada em um nó de processo de 12nm. Isso garantiu um tamanho compacto – a DRAM LPDDR5X mais rápida também é a menor entre os LPDDRs existentes – para maior eficiência energética. Isso torna o chip ideal para aplicativos de IA no dispositivo, que exigem memória LPDDR de baixo consumo e alto desempenho. Samsung usou tecnologias especializadas de economia de energia para alcançar uma eficiência 25% maior do que a geração anterior.

O novo chip incorpora tecnologias como variação de potência otimizada. Ajusta a potência de acordo com a carga de trabalho. Além disso, a Samsung expandiu os intervalos do modo de baixo consumo de energia para estender os períodos de economia de energia. Essas melhorias reduzem o uso de energia no processamento de dados, ajudando a prolongar a vida útil da bateria dos dispositivos móveis. Em aplicações de servidor, uma maior eficiência energética ajuda a reduzir o custo total de propriedade, uma vez que o consumo de energia é menor.

Os aplicativos de IA no dispositivo também exigem soluções de memória de alta capacidade. Para isso, o novo chip DRAM LPDDR5X da Samsung oferece 30% mais capacidade, incluindo até 32 GB de capacidade de pacote único de DRAM móvel. A empresa coreana adaptou o novo chip para casos de uso modernos. Ela planeja expandir a DRAM LPDDR para várias categorias de dispositivos além dos telefones celulares e continuar otimizando seus chips para a nova era da IA ​​generativa.

“À medida que aumenta a demanda por memória de baixo consumo e alto desempenho, espera-se que a DRAM LPDDR expanda suas aplicações principalmente móveis para outras áreas que tradicionalmente exigem maior desempenho e confiabilidade, como PCs, aceleradores, servidores e automóveis”, disse YongCheol Bae. , vice-presidente executivo da Samsung. “A Samsung continuará a inovar e a fornecer produtos otimizados para a próxima era de IA no dispositivo através de uma estreita colaboração com os clientes.”

A produção em massa começa ainda este ano

A Samsung parece ter começado a testar sua DRAM LPDDR5X de 10,7 Gbps com parceiros da indústria. O chip entrará em produção em massa após esta verificação com AP móvel (processador de aplicativos) e fornecedores de dispositivos móveis em algum momento no segundo semestre do ano. Poderá estar disponível comercialmente no final de 2024 ou no início de 2025, a tempo da série Galaxy S25.

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes