quarta-feira, maio 1, 2024
HomeNotíciasAndroid 15 mais seguro: apps maliciosos serão colocados em quarentena

Android 15 mais seguro: apps maliciosos serão colocados em quarentena

Google Play Proteger é uma ferramenta válida para proteger nosso smartphone Android e aplicativos maliciosos, embora represente uma solução válida, nem sempre é 100% eficaz. Com o Android 15 a situação pode mudar ao disponibilizar uma nova ferramenta para o Play Protect – e portanto para o usuário final: o quarentena.

Não que isso seja algo completamente novo: vamos lá janelasPor exemplo, um antivírus pode decidir colocar um arquivo em quarentena se acreditar que ele pode ser prejudicial. Não podendo excluí-lo, portanto, isola-o do resto do sistema para que não possa ser executado, criando perigo para outros arquivos.

O Android, porém, não é o Windows, conseqüentemente o conceito de quarentena também está destinado a mudar um pouco: Mishaal Rahman explica no Android Authority que o sistema operacional do Google nasceu como um ecossistema protegido contra vírus porque os aplicativos”eles estão em sandbox por padrão e só podem se comunicar entre si usando APIs específicas que só podem acessar se receberem permissões bem definidas“.

Portanto, colocar um aplicativo em quarentena no Android é semelhante a um desativação ou, se preferir, a um Suspensão de Bem-estar Digital:

  • notificações: elas não serão mostradas
  • janelas: estão ocultas, as atividades são interrompidas
  • aplicativo: não é possível interagir com outros aplicativos

As APIs usadas para quarentena, Rahman continua explicando, “eles são iguais aos usados ​​para suspender um aplicativo, exceto que um sinalizador adicional é passado“. Na prática, a novidade está no fato de que

  • Até agora, os aplicativos com o sistema de permissão SUSPEND_APPS podiam colocar um aplicativo em quarentena
  • agora foi introduzida uma nova permissão QUARANTINE_APPS que só pode ser gerenciada pelo Google Play Protect

Os primeiros sinais desta inovação estão presentes no Android 14 QPR2 Beta 1 (lançado em novembro), mas atualmente não está funcional. É mais provável que o recurso chegue com o Android 15.

Google lança a primeira versão beta do Android 15 em Pixels: aqui estão todas as novidades

Google lança a primeira versão beta do Android 15 em Pixels: aqui estão todos os novos recursos 17


Android
12 de abril

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes