terça-feira, abril 30, 2024
HomeNotíciasKirin 9010 é o SoC de smartphone mais recente da Huawei com...

Kirin 9010 é o SoC de smartphone mais recente da Huawei com um cluster de CPU de 12 núcleos e é considerado uma variante mais rápida do Kirin 9000S, litografia desconhecida

A Huawei não revelou muito sobre o Kirin 9010, mas a empresa pouco pôde fazer no que diz respeito ao controle de informações depois de anunciar oficialmente a série Pura 70. Comparado com o Kirin 9000S que estreou na família Mate 60 no ano passado, o Kirin 9010 é uma atualização digna de nota, oferecendo uma configuração de 12 núcleos, juntamente com outras mudanças, como você descobrirá em breve.

Kirin 9010 não é encontrado em todos os carros-chefe do Pura 70, mas ganha suporte para RAM LPDDR5X e muito mais

O cluster de 12 núcleos do Kirin 9010 está na configuração ‘2 + 6 + 4’, tornando-o uma atualização significativa em relação ao Kirin 9000S de 8 núcleos. Resumindo, devemos testemunhar um aumento no desempenho multi-core, embora devamos diminuir o entusiasmo quando falamos sobre o desempenho da GPU. Dizemos isto porque, tal como o Kirin 9000S, o Kirin 9010 está equipado com uma GPU Maleoon 910. No entanto, existe a possibilidade de estarmos incorretos em nossa afirmação porque a Huawei pode ter aumentado o número de núcleos de GPU no Kirin 9010 em comparação com o do Kirin 9000S.

Você pode ver na imagem abaixo fornecida por @faridofanani96 que os núcleos de desempenho são limitados a 2,30 GHz, enquanto os núcleos de desempenho do Kirin 9000S podem atingir 2,62 GHz. A Huawei provavelmente rebaixou esta especificação do Kirin 9010 para reduzir o consumo de energia, mas compensou esta mudança com uma configuração de 12 núcleos, tornando-o uma atualização notável em relação ao seu antecessor. Também aprendemos que o novo SoC suporta o padrão LPDDR5X da geração atual. No entanto, não conseguimos encontrar informações relacionadas com a litografia do SoC, por isso o nosso palpite imediato é que a Huawei está presa ao processo de 7nm da SMIC para produzir em massa o silício mais recente.

Você também deve saber que o Kirin 9010 não alimenta toda a série Pura 70, com apenas os mais caros Pura 70+ e Pura 70 Ultra sendo tratados com o melhor e mais recente silício da Huawei. Compararemos o novo SoC com o Kirin 9000S enquanto discutimos as diferenças de desempenho entre os dois. Uma vez que as sanções bombardearam a Huawei, tornando a empresa tecnologicamente limitada, não será surpreendente saber que o Kirin 9010 está várias gerações atrás da concorrência.

No entanto, uma atualização ainda é uma atualização e forneceremos uma série de comparações e gráficos de desempenho em breve, portanto, fique atento. Quanto a um lançamento significativo de chipset da Huawei, recomendamos esperar até o final do ano, quando a empresa revelar a família Mate 70, já que provavelmente será alimentada pelo primeiro SoC de 5nm da empresa chinesa.

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes