domingo, maio 5, 2024
HomeNotíciasSnapdragon X Elite tem quatro SKUs, todos com a mesma configuração de...

Snapdragon X Elite tem quatro SKUs, todos com a mesma configuração de 12 núcleos, mas outras especificações variadas, conforme detalhes da Qualcomm no último anúncio

Snapdragon X Elite é oficializado com três SKUs e especificações diferentes

A Qualcomm apresentou uma prévia do Snapdragon X Elite no ano passado, comercializando o próximo chipset como um verdadeiro concorrente do Apple Silicon e de vários processadores Intel e AMD. Com o último anúncio, a gigante de San Diego revelou todos os detalhes possíveis de seu carro-chefe SoC para notebook, ao mesmo tempo que revelou que não haverá um, mas três SKUs que os parceiros da Qualcomm podem escolher, o que pode tornar a experiência de compra muito complicada para o comprador. Independentemente disso, esclareceremos a confusão para você, então vamos entrar em detalhes imediatamente.

O Snapdragon X Elite topo de linha possui capacidade de aumento de núcleo duplo que eleva a velocidade do clock até 4,20 GHz, além de outras diferenças

A Qualcomm destacou três números de peças em sua última apresentação; X1E-84-100, X1E-80-100 e X1E-78-100. Embora todas as três variantes compartilhem a mesma configuração de CPU de 12 núcleos no cluster ‘8 + 4’ e 42 MB de cache, há várias diferenças sobre as quais queremos falar. A versão topo de linha pode oferecer um aumento dual-core de 4,20 GHz, enquanto a segunda pode atingir uma frequência de 4,00 GHz. A versão mais rápida tem uma velocidade de clock base de 3,80 GHz, enquanto a segunda opera a 3,40 GHz. A versão menos potente não possui tecnologia boost, funcionando apenas na frequência base de 3,40 GHz.

A variante premium também possui uma GPU Adreno com 4,6TFLOPs, enquanto as duas restantes possuem uma GPU de 3,8TFLOPs. Todos os SKUs Snapdragon X Elite têm um NPU com 45 tera-operações por segundo, ou TOPS, como o recém-anunciado Snapdragon X Plus. Todas as versões suportam RAM LPDDR5X com largura de banda de 8.448 MT/s e podem ser configuradas até 64 GB nos próximos laptops Windows. O novo SoC suporta SD versão 3.0, unidades de estado sólido PCIe NVMe Gen 4 ou o padrão UFS 4.0 para fins de armazenamento. Assim como o menos potente Snapdragon X Plus, a Qualcomm aproveita o processo de 4 nm da TSMC para produzir em massa seu principal silício, com um modem 5G integrado que oferece velocidades de download de até 10 Gbps.

Anteriormente, informamos que em IA generativa, o Snapdragon X Elite pode produzir até 10 vezes mais imagens do que o Core Ultra 7 155H da Intel em difusão estável, mostrando as capacidades do NPU. Além disso, a Qualcomm apresentou um benchmark multi-core onde seu silício de estreia é até 21% mais rápido que o M3 da Apple. Dependendo da solução de resfriamento do laptop, o Snapdragon X Elite pode operar em limites de potência de 23 W e 80 W, embora o nível máximo suportado provavelmente seja para a versão topo de linha que oferece um aumento de núcleo duplo de 4,20 GHz.

A Qualcomm também afirmou que o Snapdragon X Elite pode rodar a maioria dos jogos, embora um processador gráfico dedicado ofereça melhor desempenho de forma consistente. Em testes anteriores, foi revelado que o chipset pode obter 30FPS em Baldur’s Gate 3 em 1080p nas configurações mais baixas e 40FPS em Control na predefinição mais baixa. Diz-se que os primeiros laptops Windows equipados com este chipset chegarão no primeiro semestre de 2024, com a Lenovo lançando recentemente seu mais recente Yoga Slim 7 14 baseado em ARM e ThinkPad T14s rodando o melhor e mais recente chipset da Qualcomm. Espera-se que uma série de modelos diferentes das principais marcas de notebooks sejam lançados em breve e, como sempre, manteremos você informado.

Compartilhe esta história

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes