domingo, maio 5, 2024
HomeNotíciasTSMC apresenta processo avançado de 1,6 nm para chips 2026, com ganho...

TSMC apresenta processo avançado de 1,6 nm para chips 2026, com ganho de até 10% em desempenho e 20% mais eficiência energética

A Apple lançou recentemente sua série M3 de chips fabricados na arquitetura de 3nm da TSMC para melhor desempenho e eficiência. Hoje. A TSMC anunciou que avançará neste campo e introduzirá chips de 1,6 nm com grandes ganhos de desempenho e eficiência. O fornecedor tem trabalhado constantemente em uma ampla gama de tecnologias, incluindo o processo “A16”, que é o próximo nó de 1,6 nm do fornecedor.

Fabricante de chips da Apple anuncia chips avançados de 1,6 nm com densidade e desempenho aprimorados

Segundo o fornecedor, o processo A16 melhora a lógica do chip, tornando-o mais denso com melhor desempenho e eficiência. A TSMC planeja iniciar a produção dos chips de processo A16 em 2026, que abrangerão os novos transistores de nanofolhas que fazem uso de folhas horizontais de material semicondutor dispostas verticalmente para criar uma estrutura tridimensional. A tecnologia será acoplada a uma solução exclusiva de power rail na parte traseira para melhorar o desempenho e reduzir o consumo de energia.

Com as mudanças em vigor, a tecnologia A16 permitirá que os chips forneçam até 10% de ganho no desempenho e até 20% de redução no consumo de energia em comparação com o processo N2P da TSMC. Os benefícios adicionais da nova tecnologia incluem um chip mais denso para uma maior contagem de transistores. Fora isso, a TSMC também está lançando sua nova tecnologia System-on-Wafer que permite a coexistência de múltiplas matrizes em um único wafer. O subproduto da abordagem é o aumento do desempenho com melhor alocação espacial.

A atual tecnologia SoW do fornecedor de chips da Apple já está em produção, mas utiliza a solução Integrated Fan-Out ou InFO, enquanto a versão chip-on-wafer entrará em produção em 2027. Embora ambas as tecnologias vejam a luz do dia em um futuro próximo, o chip da Apple O fornecedor também está preparando chips de 2 nm e 1,4 nm para a empresa. O chip de 2nm baseado no processo N2 entrará em produção experimental até o final deste ano e será o primeiro a ver a luz do dia depois do chip M3, potencialmente em 2026. Até então, a empresa utilizará o processo de 3nm. Quanto aos chips A14 ou 1,4 nm, a TSMC iniciará a produção em 2027.

A Apple é o principal parceiro da TSMC na utilização da mais recente tecnologia de chips, como vimos no passado. Por exemplo, a Apple foi a primeira empresa a adquirir chips de 3 nm da TSMC para os modelos do iPhone 15 Pro e a nova série de chips M3. Potencialmente, a Apple será a primeira a utilizar as tecnologias A16 e A14 da TSMC no futuro. Os chips A18 Pro deste ano serão produzidos usando o processo N3E da TSMC, enquanto o iPhone do próximo ano apresentará os primeiros chips com nó de 2 nm. Manteremos você atualizado sobre as últimas novidades, portanto, fique por aqui.

Para ficar por dentro sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia e dos games, continue acompanhando o TecMania.

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes